Na economia global, é crescente a exigência sobre a qualidade dos produtos e transparência dos processos de fabricação. As organizações que pretendem se tornar ou se manter competitivas precisam aplicar ao negócio controle total da atividade industrial, com sistemas de rastreabilidade cada vez mais robustos e complexos.
A rastreabilidade é a capacidade que uma organização tem de detalhar o histórico, a aplicabilidade ou a localidade de um item através de informações previamente registradas. Para algumas indústrias chega a ser uma exigência legal. Além disso, é um elemento básico em planos de segurança e de gestão da qualidade na organização.
Os requisitos de rastreabilidade estão ligados às demandas de cliente e mercados (interno e externo), legislação e normas que todos os produtos colocados no mercado devem ser adequados à finalidade e não prejudicial à saúde. Com o risco, a rastreabilidade permite que as empresas e autoridades retirem os produtos identificados como inseguros. Este controle representa a capacidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso, localização ou qualquer outro tipo de atividade relevante do produto, permitindo acessar informações e saber quem, como, onde e quando o produto foi fabricado.
Os principais benefícios do controle de rastreabilidade são:
· Obter detalhes de todas as fases de produção
· Intervir durante a produção quando os dados excedem os níveis padrões.
· Identificar as fontes de ingredientes utilizados na produção de alimentos.
· Identificar as empresas ou lojas onde os produtos foram fornecidos.
· Informações de rastreio disponível quando solicitado pelas autoridades.
· Acesso a mercados exigentes, agregando valor aos produtos da empresa.
___
BRQC Consultoria em Gestão