Atuação BRQC

NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DE PARTES INTERESSADAS

A empresa deve prover produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis. Também deve estabelecer monitoramento do atendimentos destes requisitos e demandas pertinentes. A BRQC possui metodologia para identificar, estruturar, avaliar e estabelecer uma gestão sobre estas demandas.

REQUISITOS ESPECÍFICOS DE CLIENTES

Estes requisitos podem ser determinados pelos clientes em diversas áreas. Os mais comuns são associados a engenharia, suprimentos, processos, produção, qualidade, logística e pós-vendas. Outros requisitos podem ser considerados conforme segmento e natureza do produto. A BRQC possui experiência na identificação e gestão destes requisitos.

REQUISITOS DE MARCAS REPRESENTADAS

As marcas que possuem distribuição sempre estabelecem manuais de requisitos que devem ser aplicados por seus representantes e distribuidores. Além de manuais, podem existir outros requisitos dispersos em outras interfaces. A BRQC faz uma revisão completa para identificar todos os requisitos pertinentes.

Estrutura Organizacional

A referência é o organograma. Para chegar a ele é necessário definir a cadeia de valor, mapeamento de processos, definição de suas funções e dos responsáveis pelas atividades destes processos. O organograma deve ser ajustado para permitir que todas as funções dos processos sejam plenamente atendidas.

Estruturação Organizacional para atender resultados planejados
Outra variável relevante é a estrutura que a organização vai necessitar para chegar ao resultado planejado. Em tempos normais, geralmente não há o mesmo rigor no planejamento da estrutura organizacional do que é aplicado no planejamento do resultado financeiro. A estrutura organizacional inclui o head count, processos, definição de suas funções essenciais, metas desafiadoras, indicadores, responsabilidades e as competências que cada responsável requer para realizar o resultado planejado.

Cargos e Identificação das Competências

Após a definição do organograma com os respectivos cargos, são identificadas quais as competências que cada cargo deve possuir para permitir que as funções dos processos sejam realizadas conforme requerido.

Avaliação das Competências e Eliminação das Lacunas

As competências são avaliadas periodicamente. A metodologia deve ser consistente, coerente e reprodutível para que todas as competências sejam avaliadas sem distorções. As métricas para avaliação das competências devem ser simples e focadas em mediar a essência da competência. As lacunas, entre os ocupantes dos cargos e as competências requeridas, devem ficar claras e ações de capacitação devem ser planejadas para suprir estas lacunas.

Atuação da BRQC

A BRQC atua para ajustar os processos, estrutura organizacional, recursos e operações para atingir os resultados desejados.

Mapeamento de processos e cadeia de Valor

A base da gestão é o mapeamento de processos e o estabelecimento da cadeia de valor. É uma revisão crítica que baseia-se na análise da fluência das principais atividades dos processos de valor, interfaces e efetividade dos processos de suporte. É comum encontrar falta de fluidez, inconsistência de interfaces e atividades burocráticas nos processos. É comum a análise do AS IS e a proposição do TO BE.

Estruturação dos Processos e interfaces

Identificação das atividades, sequência e interação das interfaces deste processo com os demais da cadeia de valor. Na sequência e interfaces são encontradas as melhores oportunidades para a evolução dos processos e da organização.

Indicadores dos Processos

Os indicadores são considerados legítimos dos processos quando estão alinhados e focados em medir exatamente as funções do processo.
É comum encontrar indicadores que não medem exatamente aquilo que o processo deve desempenhar porque não há informações estruturadas para esta medição.
O mais comum é encontrar excesso de indicadores que medem atividades periféricas.

A empresa deve estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente seu sistema de gestão, incluindo os processos necessários e suas interações. A BRQC revisa o sistema de gestão e seus processos de forma a dar fluidez, consistência e eliminar os gaps que possam existir nos processos ou nas suas interações.

Nesta revisão são considerados riscos, oportunidades, recursos, responsabilidades e quaisquer outros fatores que dificultam alcançar os objetivos desejados.

Nos seus 22 anos de existência, a BRQC possui experiência na estruturação / revisão de sistemas de gestão em mais de uma centena de empresas em diversos segmentos.

Eliminação de “lacunas” e Melhoria do Desempenho

A BRQC faz a análise dos processos e promove a revisão do mapeamento, redefinição das funções e estabelece indicadores alinhados e focados nas funções do processo e na gestão do negócio. Nesta análise são identificadas as oportunidades de ajustes e são definidas as ações para a melhoria do desempenho de cada um dos processos e melhoria do resultado final.

Planejamento de Resultados

O planejamento de resultados é parte integrante da rotina das organizações. São projetadas as receitas (vendas), custos e despesas (orçamento) que por conseqüência vão gerar o resultado operacional da organização e a rentabilidade do negócio. As variáveis do negócio são dominadas e permitem planejar resultados sem distorções. O único risco é ocorrer alteração de cenário, organizacional ou outra variável que foge da previsibilidade e impacta no resultado planejado. A análise de riscos é uma atividade que deveria ser incluída sistematicamente no processo de planejamento. O mais comum é que as oportunidades tenham mais atenção neste planejamento.

ISO-9001 – Gestão da Qualidade

Os consultores da BRQC possuem experiência na implantação de sistemas em empresas de pequeno, médio e grande porte e em diversos segmentos de atividade econômica. São qualificados como Lead Assessor e estruturam sistemas alinhados com os negócios.

ISO TS 16949 – Gestão Automotiva

Os consultores da BRQC que atuam na área automotiva desde 1996. A experiência está associada a certificação de diversas empresas em QS-9000, VDA 6.1 e ISO TS 16949. Além da gestão do sistema, a BRQC também inclui a estruturação da gestão de:
Requisitos específicos de clientes (Ford, GM, VW , Renault, Fiat e outros)
Logística (EAQL, EVALOG, MMOG e Odette)
APQP, PPAP, CEP, MSA, FMEA, OEE, ISO Guia 17025, OEE e outras metodologias automotivas

ISO-14001 – Gestão Ambiental e ISO-45001 – Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Os consultores da BRQC possuem formação específica nas respectivas áreas e são qualificados como Lead Assessor. A BRQC atua em todas as etapas de implantação, incluindo identificação e análise da legislação, soluções técnicas , treinamento e integração com outros sistemas.

Coordenação de Sistemas de Gestão

A BRQC realiza a coordenação de sistemas de gestão em diversas organizações. Sua contribuição é muito significativa e de excelente custo-benefício. A terceirização com a BRQC é a garantia da evolução da gestão. Isto evita oscilações das atividades de gestão que ocorrem em decorrência de bruscas variações de atividades e significativas alterações organizacionais típicas de organizações em expansão.

Auditorias Internas de Sistemas de Gestão

A BRQC possui consultores qualificados como Lead Assessor em diversos sistemas de gestão ISO (9001, 14001 e 45001).
Consultores também qualificação e experiência para realizar auditorias automotivas no sistema IATF 16949 e metodologias automotivas.
Diversas empresas já utilizam regularmente os serviços da BRQC para auditoria interna.

Auditorias de Processos

A BRQC também realiza auditorias de processos para avaliar a consistência, fluência e interação entre os processos.
Inconsistências e lacunas soa identificadas. Recomendações de melhorias e estabelecimento de planos de ação.

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Riscos & Oportunidades

Devem ser estabelecidas ações para abordar riscos e oportunidades que devem ser apropriadas ao impacto potencial sobre produtos, serviços e ao próprio negócio.
Oportunidades podem levar à adoção de novas práticas, lançamento de novos produtos, abertura de novos mercados, abordagem de novos clientes, construção de parcerias, uso de novas tecnologias e outras possibilidades desejáveis e viáveis para abordar as necessidades da empresa ou de seus clientes.
Aplicar metodologias para eliminar a fonte de risco, mudar a probabilidade ou as consequências ou conter o risco.

Contexto do Negócio

A empresa deve identificar questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.
O entendimento do contexto externo considera questões provenientes dos ambientes legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais.

Inovação & digitalização

São demandas crescentes nas organizações. Requer a disseminação de conceitos e criação de ambiente propício para a geração de um processo de digitalização e, consequente inovação, para assegurar a competitividade necessária para o negócio. É um processo que ocorre de dentro para fora da organização.
As organizações necessitam desta base para incorporar as novas tecnologias associadas ao seu negócio.

Foco no servir

Se faz cada vez mais necessário para o engajamento das pessoas e geração de resultados nos negócios.
O processo de transformação deve partir da alta direção e os processos devem ser dirigidos para atender as necessidades e expectativas dos clientes.

Estrutura Organizacional

Deve ser orientada para ser flexível e competitiva através de equipes de alta performance e de custo ajustado ao negócio.

Gestão de Pessoas

Requer visão estratégica para atração, desenvolvimento, retenção e gestão das pessoas.